Início / Anestesiologia

Anestesiologia

anestesiologia-dor

O que o Anestesista Faz

Imagine um cirurgião realizando uma operação no estômago. Primeiro, corte a pele com um bisturi. Em seguida, os músculos são raspados e abertos para alcançar a área afetada. Nesse momento, se os músculos estiverem duros, a operação da cirurgia não será fácil.

Portanto, são necessárias drogas que amolecem os músculos (chamados relaxantes musculares). Fazer isso impossibilitará a respiração do paciente, sendo necessária uma respiração artificial.

Isso é chamado de controle respiratório. Ao realizar respiração artificial, um procedimento chamado intubação traqueal geralmente é realizado usando um instrumento especial. Essa intubação traqueal é usada pelos anestesiologistas para proteger as vias aéreas

A propósito, a magnitude da estimulação da dor dada aos pacientes no curso da operação cirúrgica não é a mesma. Há momentos em que há uma forte operação de estimulação da dor e há momentos em que é uma dor fraca.

Como resultado, mesmo que o paciente esteja dormindo, o cérebro e a medula espinhal do paciente reagem a esses estímulos dolorosos e afetam o corpo.

Por exemplo, se o estímulo da dor é forte, a pressão arterial aumenta e a freqüência cardíaca aumenta. Além disso, se o sangramento continuar, a freqüência cardíaca aumenta, enquanto a pressão arterial cai.

Para evitar isso, são realizadas infusão e transfusão de sangue, o chamado gerenciamento da circulação.

Os anestesiologistas prestam assistência médica para manter o estado fisiológico do paciente dentro da faixa normal para vários problemas que ocorrem durante essa cirurgia. Durante uma operação intensa de estimulação da dor, muitos anestésicos e analgésicos são administrados para proteger o corpo do paciente da dor. Isso é chamado de gerenciamento da dor

Dessa forma, enquanto monitora constantemente a função fisiológica do paciente sob anestesia e observa a operação ao lado do paciente, ele está usando a tecnologia médica sem sair da sala de operações, mesmo durante a operação.

No trabalho diário de anestesia, os anestesiologistas trabalham com a idéia de anestesia segura e mais adequada para pacientes individuais. Para esse fim, os pacientes podem ser examinados muitos dias antes da cirurgia ou podem ser adicionados testes necessários para o gerenciamento da anestesia.

Dormir durante a Anestesia e Acordar somente após Anestesia

Para fazer dormir é utilizado uma medicação chamada hipnótico, há hipnóticos venosos e inalatórios, assim essa medicação é administrada durante todo o procedimento para fornecer o estado de sono adequado. A escolha da dosagem pode ser feita de várias formas, através de calculos de dosagem média para a população ou através de monitores de consciencia intraoperatória.

Durante a anestesia é feito monitorização da consciência intraoperatória, uma das forma é através do BIS. O BIS é um monitor para ver a profundidade da anestesia usando o EEG. O valor do BIS (Índice Bispectral) é um valor numérico de 0 a 100, calculado pela tecnologia de cálculo exclusiva da Aspect nos Estados Unidos: quanto maior o valor, mais acordado e menor, maior a hipnose.

O Dois eletrodos detectam ondas cerebrais com 4 eletrodos e os utilizam para o cálculo. É mais fácil detectar a excitação inesperada do paciente devido a vários estímulos intraoperatórios e problemas na máquina de anestesia.

Além disso, diz-se que, ao otimizar a quantidade de anestésico utilizado, ou seja, evitando anestesia profunda desnecessária, o prognóstico dos pacientes será aprimorado.

O Médico que Cuida da minha Dor na Cirurgia

Para o controle da dor após a cirurgia, selecionamos o método analgésico que parece ser ideal em cada caso.

Além disso, combinando vários métodos analgésicos, a analgesia multimodal é implementada para obter analgesia eficaz e minimizar os efeitos colaterais.

Analgesia Venosa Sistêmica

Combinação de analgesicos venosos podem ser utilizados, como opioides(medicamentos semelhantes a morfina), antiinflamatórios, Analgesicos simples como dipirona.

Bloqueios Anestésicos

Sob a orientação de um ultrassom ou estimulador de nervos, o nervo que inerva o local da cirurgia é anestesiado com um anestésico local. Isso aliviará a dor entre 10 e 20 horas após a cirurgia. Além disso, pode-se esperar reduzir consumo da anestesia geral durante a cirurgia.

Analgesia Peridural Pós Operatória

Um cateter fino é colocado no espaço epidural da medula espinhal. A dor pode ser aliviada pela administração contínua de anestésico local daqui por 2 dias após a cirurgia.

Quem cuida de mim naquele momento tão importante?

O Anestesista é Especialista em Monitorização. O que ele Monitora?

Durante anestesia a Monitorização mínima básica é Saturação de oxigênio (oxigenação do sangue nas extremidades)

  • Pressão arterial minimamente invasiva continua, medida a cada 5 minutos durante todo o procedimento
  • ECG contínuo, eletrocardiograma continuo durante todo o procedimento, avaliação de arritmias e frequência cardíaca.
  • Temperatura corporal – avaliado se o paciente está perdendo calor durante o procedimento
  • Saturação de CO2 exalado- Avaliado trocas de gás carbônico na respiração do paciente, isto confirma que está tudo ok com a respiração do paciente
  • Monitorizações específicas: Pressão arterial invasiva, perfura uma artéria do paciente de preferencia radial, e coloca-se um cateter, medindo a pressão diretamente do vaso sanguíneo, e podendo coletar exames específicos continuamente
  • Exames laboratoriais se necessário durante o procedimento
  • Monitorização da consciência intraoperatório (tópico a parte)
  • Vários outros monitores ainda podem ser utilizados, por exemplo: ultrassom intraoperatório do coração, ecocardiografia transtorácica, ou transesofagica

Saiba que o seu anestesista se especializou se atualiza muito. Ele vai cuidar de você em todos estes aspectos durante todo o procedimento.

  • O anestesista não se importa apenas com o intraoperatório:
  • Anestesias para cirurgias específicas
  • Anestesia continua evoluindo, Os médicos precisam continuar estudando
  • “Minhas veias Somem”, como o anestesista se prepara para assegurar um acesso venoso adequado para a cirurgia?

Raquianestesia x Anestesia Geral

Raquianestesia

Primeiro é introduzido uma agulha pelas costas e administrado um anestésico local no espaço subaracnóideo da coluna vertebral, a parte inferior do corpo é anestesiada. Você pode acordar e conversar durante a cirurgia caso não esteja sedado profundamente

Anestesia Geral

Por anestesia inalatória e anestesia venosa, você primeiro dorme bem e cria um estado em que não sente dor. Depois de adormecer, coloca-se um tubo na traqueia para respiração artificial. Durante a cirurgia é ajustado anestésico para proteger quanto aos estímulos cirúrgicos, então no fim do procedimento retorno a respiração espontânea e consciência.

Fontes:
https://www.hospital.iwata.shizuoka.jp
http://www.wb.commufa.jp
https://www.chuobyoin.or.jp

Compartilhe

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais