Dor Lombar: causas e tratamentos

dor-lombar

A dor nas costas ou dor lombar faz parte de uma manifestação comum em um grupo de doenças.

Mais de 70% dos habitantes dos países desenvolvidos apresentam dor nas costas, a incidência anual entre adultos é de cerca de 45%, com pessoas entre 35 e 55 anos sofrendo com mais frequência.

Na maioria dos casos (90%), os episódios agudos de dor nas costas são resolvidos em 6 semanas, mas em 7% dos pacientes a doença se torna crônica.

Apesar da ampla prevalência de dores nas costas, esse problema não pode ser chamado de bem estudado.

Causas da Dor Lombar

As causas deste distúrbio não são totalmente claras. Aparentemente, sua natureza é complexa: geralmente a dor física nos tecidos leva à dor nas costas, mas fatores psicológicos, comportamentais e sociais são de grande importância.

O recurso de diagnóstico é que, na maioria dos pacientes, nenhuma alteração objetiva é detectada. Por isso, o diagnóstico correto depende principalmente do quanto específico uma pessoa que sofre de dor nas costas pode descrever seus sintomas.

Tratamentos da Dor Lombar

A base do tratamento não é apenas medicamentoso – o sucesso depende em grande parte da mudança de atitudes comportamentais e da aprendizagem do controle da doença.

No entanto, em casos mais graves, é necessária farmacoterapia e, às vezes, até tratamento com procedimentos.

Precisa de um médico que trata Dor Lombar em São Paulo-SP ou por telemedicina?

O Dr. Leonardo Ferraz, médico de dor e anestesiologista, está pronto para atender você e aliviar as suas dores para uma maior qualidade de vida. Agende agora a sua consulta!